terça-feira, 8 de maio de 2007

Resumo do livro do professor 1.3 e 1.4

Resumo do livro " Rio Cricaré, as águas de uma história. "
1.3- Entendendo os europeus....
Os romanos quando dominaram a Penísula Ibérica chamaram de Hispanica, mas quando houve a queda de roma, os "bábaros" diseminaram, e todos acabaram sendo cristãos, em 711, os árabes tinha dominado quase toda Penísula Ibérica, deixando os cristãos espremidos ao norte.
Os cristãos uniram-se na guerra da reconquista para expulsar os árabes. Em 1139 conquistaram, o que é hoje Portugal, logo em 1492 os árabes foram expilsos de toda Pénisula Ibélica.
Quando chegaram ao Brasil viram todos que não eram cristão como pecadores, logo deveriam vencer a ignorância, e diseminar idéias cristã.

1.4- São Mateus e os Primeiros Colonizadores.
Em 1502 uma frota de navios portugueses, em expedição de exploração, possou pelo Rio Cricaré e mediu sua largura e profundidade.
A colonização começou de fato em 1535, quando chamou o lugar de capitania do Espírito Santo, hoje Vila Velha, sendo seu donatário Vasco Fernandes Coutinho.
Os índios não aceitaram essa dominação e realizaram vários ataque aos portugueses.
A primeiras iniciativas foram a contrução de casas e a plantação de açucar para exploração europeias. Mas os portugueses começaram a temer pelo fato dos ataque dos índios, mas os portugueses estavam dispostos a defender seu espaço, com essa coragem os primeiros colonizadores enfrentaram os problemas, para desenvolver um lugar que por eles considerado atrasado, mas não podemos dizer que tinham razão, muito menos quem foi errado na História.
O problema era não ter espaço para eles, e tinham pontos de vista diferente do mundo.
Os portugueses entraram nas matas e escravizaram muitos índios, e como consequência os índios, atacavam cada vez mais a Vila do Espírito Santo (Vila Velha). Em 1544 os índios se uniram e quase dizimaram os portugueses, após o ataque os sobreviventes fugiram para Vila de Campos, a nova vila que fica em Santo Antônio os outors para o rio Cricaré, fundendo São Mateus e Conceição da Barra duas vilas irmãs que se ligavam, por parentesco de seus habitantes, além do isolamento obrigando as duas comunidades a se relacionar, e assim foram os primeiros habitantes Mateenses.

Nenhum comentário: